O que é Action Figure?

A diferença do Action Figure para qualquer outro boneco ou brinquedo, é bem simples. Os Action Figure são bonecos colecionáveis em diversos estilos, cores, tamanhos, formatos e até texturas e, acredite se quiser, não é feito para brincar. O Action Figure atende qualquer tipo de fã, seja da música, do filme ou séries, mangás e animes e muitos outros. Seja qual for seu hobby, é muito provável que exista um Action Figure feito perfeitamente para ele. 

 

Muitos Action Figure são comercializados em formato de estatuetas com pedestais e suportes especiais para cada objeto, além disso eles dificilmente podem ser movimentados. Os diogramas também fazem parte do universo dos Action Figure, basicamente, eles são objetos que reproduzem os cenários, histórias ou até contextos importantes dos filmes, séries, animes, mangás, ou outros. 

 

Dentro da linha Action Figure, existem as bonecos chamados Qposket, que nada mais é do que os bonecos, feitos em vinil que cabem no bolso e são, sem surpresa nenhuma, extremamente fofos. Geralmente os Qposket são os bonequinhos para figuras e produções asiáticas como Action Figure Pokémon e Action Figure Sonic

 

Outra variação de bonecos colecionáveis são os Grandistas. Os bonecos grandistas são um tipo de modelo Action Figure a parte, que considera os personagens com transformação ou evolução. Não entendeu? Então calma lá. Em Action Figure Dragon Ball Z, a transformação do Goku e dos outros personagens não são o Super Saiyajin? Pois então, os personagens Super Saiyajin são os modelos que chamamos de Grandistas.

 

Os Action Figure mais conhecidos são do universo do Dragon Ball eNaruto. Os Action Figure são amplamente produzidos para agradar os colecionadores e fãs das mais diversas sagas. 

 

Quer saber como tudo começou? Vamos lá.

 

A história do Action Figure  

Os primeiros Action Figure como conhecemos hoje, apareceram na década de 1960 com a linha G.I. Joe, mais precisamente em 1964, pela Hasbro. Aqui no Brasil era conhecido principalmente como Falcon dando origem ao que seria a linha posteriormente chamada de Comandos em Ação. Lembrou? Essa linha fez bastante sucesso aqui e em muitos outros países, ajudando assim, os Action Figure a serem um dos brinquedos mais populares da época.

 

O primeiro Action Figure - Logo após a comercialização e popularização do Action Figure G.I. Joe em 1964, no ano seguinte a empresa Rosko, lançou o Jonny Hero, que foi produzido inicialmente como um “boneco para meninos”. Machismos à parte, o termo Action Figure ainda não havia sido popularizado, então não podemos culpá-los tanto assim. 

 

Acontece que muita coisa mudou de lá para cá, os Action Figure acabaram indo para um público mais específico, deixando cada vez menos de ser um brinquedo para crianças e mais para colecionadores e amantes da história em quadrinho, cinema (incluindo série, animes e mangás) e até dos jogos eletrônicos. 

 

Dando um salto no tempo, ao surgir grandes títulos como Batman, Iron Man, Homem Aranha,Hulk, He-man, o  Action Figure acompanhou o boom de cada herói e sua fanbase. O que antes os bonecos eram pouco ou quase nenhum pouco realistas, agora a qualidade e detalhes estão cada vez mais evidentes. 

 

Já na década de 80, os Action Figure deram passos mais largos no mercado dos brinquedos colecionáveis. Nesse momento as empresas estavam pensando principalmente nos desenhos animados da época. Foi nessa época também que os Action Figure animes em formatos de mini robôs, como a Gundam, tomaram as prateleiras das lojas do mundo todo. 

 

A evolução do Action Figure - Atualmente conseguimos ver com clareza toda a evolução do Action Figure e tudo o que eles representam no cenário pop. Os grandes personagens ou até as grandes personalidades possuem um Action Figure que o represente de forma realista e com riqueza de cores e detalhes. É por que isso que não estamos falando de brinquedos para crianças.

 

A diferença do Action Figure para os brinquedos de crianças, é justamente sua capacidade de ser usado para brincar. Um boneco feito de um material nobre com um trabalho rigoroso para aperfeiçoá-lo será comercializado com o preço muito maior que um brinquedo “normal” possui e é justamente por isso que não são os brinquedos ideais para as crianças. Coitado de quem resolve brincar com o Action Figure de um colecionador nato! 

 

No brasil - fazendo um recorte no âmbito nacional, o Action Figure e os bonecos colecionáveis no geral, fazem sucesso no Brasil há muito tempo e a cada dia mais estão fazendo mais e mais sucesso. Apesar de ser mais presente em um determinado público, a popularização do Action Figure fez com que estes fossem produzidos em um leque cada vez maior de possibilidades. 

 

Sua popularidade no Brasil é tanta que algumas empresas nacionais já começaram a produzir seus próprios Action Figure, com uma qualidade surpreendente, inclusive. 

 

Atualmente as categorias de Action figure mais comuns aqui no Brasil são: 

 

 

Tipos de Action Figure 

 

  • Action Figure Figma: Os Action Figure do tipo Figma seguem um padrão de, aproximadamente 18 centímetros de altura. Produzido com um material extremamente resistente e de ótima qualidade, além de serem, em sua maioria, articulados. Por outro lado, suas articulações são quase nada evidentes, fazendo com o Action Figure traga um design natural e cheio de detalhes. Em alguns casos, o Action Figure Figma acompanha um objeto para que seja acoplado ou um rosto diferente para que seja trocado. 

 

  • Action Figure Revoltech: A diferença deste Action Figure para o Action Figure Figma está nos detalhes e no seu tamanho. O Action Figure Revoltech possui o tamanho um pouco menor que o anterior, com, em média, 15 centímetros. Além de que suas articulações são um pouco menos camufladas que do Action Figure do tipo Figma e seus detalhes também não são tão evidentes como do Figma. 

 

Sua característica maior é que, diferente do Action Figure Figma, o Revoltech possui a variedade de personagens muito maior, enquanto o Action Figure Figma se limita aos personagens mais conhecidos como o Action Figure Marvel ou o Action Figure Batman

 

  • Action Figure Nendoroid: É aqui que entra os conhecidos Funko Pop. São aqueles bonecos colecionáveis que tem a cabeça maior que o corpo e que mede, em média 9,5 cm. Atualmente esses Action Figure são os mais populares e mais procurados entre fãs Geek pelo mundo afora. Diferente dos Action Figure acima, estes não podem ser articulados, mas mesmo assim sua qualidade e detalhes não deixam a desejar. 

 

  • Action Figure Plastic Models: De uma forma bem grossa, podemos dizer que o Action Figure Plastic Models é um boneco mais genérico e menos robusto do que estamos acostumados. Esse modelo vem em peças separadas para que você possa montá-lo junto a um manual de instrução.  A parte interessante deste Action Figure é que você pode montar, desmontar, trocar e personalizar seu boneco como você quiser. 

 

  • Action Figure Excellent Models: Por último mas não menos importante, o Action FIgure Excellent Models é aquele boneco com ótima qualidade de construção e de material e mais do que todos aqui, é extremamente realista. Muitas vezes o Action Figure Excellent Models possui cenários incluídos ao personagem. Legal né?!


 

E aí, já sabe qual o melhor Action Figure para você?! Dê uma olhada em todos nossos personagens e tente não se apaixonar por nenhum, eu te desafio. 

 

Navegue em todos nossos personagens para comprar seu Action Figure preferido!

 

Galeria
Lista
Mostrando 310 Produtos em 7 páginas
Comparar Produto
    Mostrando 310 Produtos em 7 páginas
    Comparar Produto

    visitados Reveja os itens que você visitou!

    Newsletter

    Cadastre-se para receber
    novidades e promoções exclusivas