Saiba mais sobre controladoras dj

 

O que é uma controladora dj?

 

Controladoras para dj são dispositivos digitais utilizados junto de um computador. Como o próprio nome sugere, as controladoras dj servem para controlar as funções do software para discotecagem ou produção musical, como por exemplo, Traktor, Serato, Virtual Dj, Ableton Live, Fruity Loops, Cubase, Pro Tools,  entre outros.

 

As primeiras controladoras foram inventadas nos anos de 1980 utilizando a tecnologia inovadora MIDI. Através da linguagem MIDI, sigla em inglês para Interface Digital para Instrumento Musical.

 

Antes da linguagem MIDI, conectar aparelhos, especialmente sintetizadores, teclados, drum machines e demais equipamentos, era extremamente complicado. Essa tecnologia também serviu como base para a criação das primeiras controladoras para produção musical e controladoras para dj.

 

O layout de uma controladora pode variar conforme sua função. Algumas delas simulam a disposição de um setup analógico clássico, sendo um par de players ou toca-discos, além do mixer dj.

 

Outras controladoras ainda contam com layouts menos convencionais, utilizadas tanto para produção musical, quanto discotecagem. Algumas podem ser usadas também para controlar sistemas de iluminação.

 

É melhor controladora ou CDJ?

 

Na verdade não é efetivamente uma questão de qual equipamento é o melhor ou não... Tudo vai depender do seus objetivos. Se você está começando e não pretende investir em algo muito caro, difícil de ser instalado e configurado, uma controladora pode ser uma excelente opção.

 

A controladora dj é normalmente mais compacta que um sistema analógico composto de um par de toca-discos e um mixer. As controladoras menores precisam, na maioria das vezes, apenas de uma conexão via USB para serem alimentadas, enquanto as maiores, devido ao seu sistema e recursos mais avançados, necessitam de alimentação via cabo de energia separado.

 

Devido ao tamanho reduzido das controladoras dj, é mais fácil de transportá-las, facilitando também o trabalho de montagem. Normalmente é necessário apenas plugar a controladora para dj ao computador via cabo USB, liga-la na tomada, caso seja das maiores, e depois conectar os cabos de áudio da saída principal. Feito isso, é começar a tocar.

 

Qual a melhor controladora?

 

Para avaliar uma controladora dj é necessário levar em consideração alguns pontos importantes: software utilizado e compatibilidade com outros programas, número de decks, número de canais, efeitos, recurso DVS, conectividade com outros equipamentos, entradas e saídas de áudio, possibilidade de reconfigurar as funções (remapear), além de recursos menos significativos.

 

Qual controladora para começar?

 

Na Famasom você encontra controladora Pioneer, controladora Numark, controladora Behringer, controladora Native Instruments, controladora Hércules, controladora Akai e mais.

 

Uma controladora de dj pode ser desenvolvida em um formato mais clássico, com jogwheels grandes, controle de pitch manual, equalizadores de três bandas, efeitos e outras funções.

 

Dentre as controladoras para dj mais vendidas está a Pioneer DDJ-RB, o lançamento Pioneer DDJ-400, a compacta DDJ-Wego4, a grandiosa DDJ-SZ2, mas também controladoras consagradas de outras marcas, Xone K2, Akai APC40, Native Instruments X1 MK2,  e muitas outras.

 

Alguns modelos de controladora para dj contam com um design mais específico. São do tipo modular. Esse tipo de controladora de dj é feita para ser combinada com outros módulos, outras controladoras. Desse tipo podemos elencar os modelos da Native Instruments para o Traktor dj, os modelos da Akai para Ableton live e mais.

 

Geralmente o próprio fabricante já desenvolve uma linha de controladoras modulares pensando nas múltiplas funcionalidades que cada uma delas deve desempenhar. Para além das funções pré definidas, é possível fazer um remapeamento total da superfície decontrole, de acordo com as preferências do usuário.

 

As controladoras modulares podem ser utilizadas em conjunto, sendo cada parte indicada para cuidar de um aspecto importante do processo. Por exemplo, uma mesa controladora, ou uma controladora que simula uma mesa de som, serve para controlar os equalizadores, faders, volumes, cue (pré-escuta) e normalmente os efeitos.

 

Uma controladora boa para iniciante deve as seguintes funções:

  1. 1 - Versão completa do software para dj ou versão básica (trial/lite)

  2. 2 - Pelo menos 2 decks

  3. 3 - Mixer com faders e equalizadores de 3 bandas
  4. 4 - Controle de pitch em formato fader para ajustar a velocidade das músicas
  5. 5 - Um ou mais efeitos

  6. 6 - Saídas de áudio para o sistema de som.

  7. 7 - Saída para pré-escuta com fone de ouvido

     

Caso a controladora dj iniciante não vá acompanhada do software completo, normalmente ela é enviada pelo menos com uma versão básica, “lite”, com recursos reduzidos, ou então com uma versão trial do programa de discotecagem. Geralmente é possível comprar a versão do software completo posteriormente.

 

Qual controladora comprar?

 

Se você ainda está começando é bom pensar em uma controladora para iniciante. Procure por um modelo com poucas funções, pequeno, fácil de ser instalado e com algum programa para dj do seu interesse (caso já conheça algum).

 

Pode ser uma controladora para Virtual Dj, controladora para Traktor ou controladora para Serato Dj, tanto faz. O importante é começar a se familiarizar com os conceitos básicos. A progressão virá naturalmente com o tempo e no futuro você poderá comprar uma controladora para dj profissional.

Se você já é um dj experiente, mas sempre tocou com equipamentos analógicos clássicos, sejam toca-discos ou cdjs e mixer, de deseja migrar para um setup mais prático e fácil de ser transportado, também existem modelos mais apropriados.

 

Alguns sistemas de controladora são do tipo all-in-one. Essas controladoras são uma mistura de cdj, mixer e dispositivo de controle, tudo junto no mesmo equipamento. Algumas delas contam com entradas usb para pen-drive, cd e até wifi para celular.

 

Como exemplo, temos as novas Pioneer XDJ-RX2 ou a antiga Pioneer XDJ-R1. São sistemas all in one bem compactos e muito versáteis, fáceis de serem instalados e carregados. Sem dúvidas uma boa escolha para quem possui um orçamento mais robusto.

 

Onde compro controladora dj?

 

Você pode comprar controladora dj Pioneer e de outras marcas na Famasom.

 

Controladora barata, controladora profissional e até controladora usada, escolha o modelo mais adequado para seus objetivos, seja você um dj iniciante, dj profissional, produtor musical iniciante ou produtor musical profissional.

 

Uma controladora dj iniciante pode ser escolhida dentre as opções disponíveis em nossa loja. Compre controladora boa e barata com excelente preço e condições de pagamento.

 
Galeria
Lista
Mostrando 101 Produtos em 3 páginas
Comparar Produto
    Mostrando 101 Produtos em 3 páginas
    Comparar Produto

    visitados Reveja os itens que você visitou!

    Newsletter

    Cadastre-se para receber
    novidades e promoções exclusivas