O que é Funko Pop?

 

Funko Pop é uma linha de brinquedos colecionáveis que a empresa Funko criou em 2010. É muito fácil diferenciar um Funko Pop de outro Action Figure, o funko Pop mede, em média, 9,5 centímetros de altura e são feitos de vinil. O funko pop é a linha de brinquedos da Funko que mais faz sucesso no Brasil e não é pra pouco. Eles são cabeçudinhos e fofinhos, com um ar caricato dos personagens mais emblemáticos da história do cinema, da música, das histórias em quadrinho, mangás, animes, e muito mais. Para cada personagem e personalidade irreverente, há um funko pop para representá-lo. 

 

É aí que os fãs Geek entram. A popularização do Funko Pop cresce a cada dia mais e os colecionadores não perdem uma novidade. Pense em um personagem famoso e logo terá um funko pop para ele. Seja criativo, você gosta de esportes? qual? basquete? Lebron James? já existe um Funko Pop para ele. Ou talvez você goste de música… que tipo? pop? Britney Spears? que sorte a sua, também já existe um Funko Pop para a estrela do pop. 

 

E por que não ter um Funko Pop na sua estante? Os bonecos Funko Pop são pequenos e não ocupam muito espaço, isso faz com que os colecionadores queiram mais e mais personagens funko pop em sua coleção e não podemos culpá-los né?!

 

Boneco Pop ou boneco Funko?

Correto é Funko Pop ou Action Figure.

 

Uma coisa em comum com o Funko Pop e com os Action Figures em geral é que ambos se tratam de bonecos colecionáveis, o que pode trazer algumas dúvidas sobre a utilidade desses bonecos… Afinal, Funko Pop e Action Figure são brinquedos?! 

 

A resposta é única e indiscutível: Não. Há quem ainda fica muito ofendido com quem não entende a diferença de um boneco colecionável para um brinquedo de criança. Então para que não haja mais dúvidas, bonecos colecionáveis seja ele um Funko Pop ou Action Figure e brinquedos para crianças, são coisas diferentes

 

Ficou curioso para saber como a empresa Funko surgiu? Então bora lá. 

Como tudo começou 

A empresa Funko surgiu em 1998 por Mike Becker, com intuito de produzir brinquedos com baixa ou nenhuma tecnologia e que explorasse os temas nostálgicos dos clientes. Mas foi só 12 anos depois que empresa resolveu fabricar o chamado Funko Pop que seria posteriormente inaugurado na New York Comic Com, com nada mais nada menos que Funko Pop Coringa, Funko Pop Batman, Lanterna Verde e Batgirl. A partir daí, a empresa já foi ganhando seu público com os bonecos Funko Pop, sendo até hoje um dos principais Action Figures que existem. 

 

O sucesso do Funko pop é tanto que grandes marcas como Marvel, Disney e HBO já autorizaram as produções de seus personagens. Não é atoa que os Funko Pop Marvel e Funko Pop Disney façam tanto sucesso hoje em dia, sendo referência para diferentes colecionadores.

 

A princípio, a linha Funko Pop foi inspirada na cultura oriental e mais especificamente nos estilos dos desenhos japoneses, que possuem como principal característica olhos grandes e traços mais finos, sendo voltados inclusive para representar qualquer celebridade da cultura Pop, é daí, justamente, que vem o nome “Pop” da famosa linha “Funko Pop”, legal né?! Mas suas curiosidades não param por aí. 

 

Funko Pop mais caro do mundo

E quanto custa um Funko Pop? Bom, essa pergunta é um pouco complexa, uma vez que exista uma gama enorme de funko pop por aí. Podemos encontrar Funko Pop de U$3 até funko pop de U$4 mil. Os mais comuns aqui no Brasil costumam variar de 50 a 200 reais, dependendo do Funko Pop. O valor aumenta, principalmente, pela raridade do Funko Pop, se ele é um modelo mais novo e de quanto Funko Pop a empresa fabricou. 

 

Os Funko Pop mais raros do mundo também são aqueles mais caros, justamente por não ser fácil de encontrar por aí. No começo da fabricação dos bonecos Funko Pop, a empresa resolveu que criaria versões diferentes e incluiria aleatoriamente nos lotes normais, fazendo com que logo fossem disputados. Esses bonecos se diferenciava dos outros pela cor ou pela texturas… Alguns eram metalizados, outros brilhavam no escuro ou até eram feitos de pelúcia. 

 

Um dos Funko Pop mais caros da história é o Funko Pop do Stan Lee versão metálica, custando nada mais nada menos que 408 mil reais. Quando fabricado, esse Funko Pop foi produzido 10 unidades para prateado e 10 unidades para o dourado. Achou muito?

 

Durante um evento da Funko, em 2016, chamado Fundays, foram sorteados 10 bilhetes, os famosos “golden tickets” da Fantástica Fábrica de Chocolate, e 10 sortudos levaram um Funko Pop combo do Willy Wonka e Oompa Loompa. Não é possível dizer seu preço estimado. Até onde se sabe, esses Funko Pop nunca foram comercializados.

 

Curiosidades sobre o Funko Pop

Um caso muito parecido foi o Funko Pop do Tom Cruise que chegou a ser produzido mas nunca efetivamente comercializado. Por que? ninguém sabe ao certo. Quando a Universal lançou o The Mommy em 2017, a marca fechou um acordo com a Funko para que fosse criado uma linha Funko Pop inspirada no filme, mais especificamente para o personagem Nick Morton, interpretado pelo grandíssimo Tom Cruise. Nenhum motivo foi divulgado para justificar a não comercialização do tão esperado Nick Morton. 

 

A razão mais estipulada pelo público é de que o ator não deixou com que o Funko Pop fosse vendido, já que ele raramente permite que sua imagem seja usada por outras marcas como merchandising. Uma pena, né?! Segundo as imagens divulgadas do Funko Pop, ele era extremamente fofo, como qualquer outro Funko Pop que encontramos por aí. 

 

Os Funko Pop foram familiarizados aqui no Brasil como somente o nome da marca “Funkos”  e talvez você não saiba mas os Funko Pop também são conhecidos como Pops, POP!, Pops Vinil ou até como Bobblehead

 

Sabemos que todo personagem possível já foi ou está para virar um lindíssimo Funko Pop, mas cá entre nós, será mesmo que toda personalidade da cultura pop já virou um Funko Pop? Bom, posso te adiantar que ainda há um personagem que não deu a licença para que a marca produzisse o boneco. O personagem de Bruce Wilis, Hudson Hawk, comédia produzida em 1991, está no topo da lista de desejos da marca, segundo o vice-presidente da Funko, Ben Butcher. 

Funko Pop personagens 

O principal motivo para a popularização do Funko Pop no mundo é a de que todo mundo é fã de alguma coisa, seja de filme, séries, televisão, jogos, esportes, música, animes ou mangás, seja lá qual for seu hobby ou sua paixão, existe uma versão fofa e cabeçuda dele. As principais divisões por categoria do Funko Pop são:

 

 

Dentro de cada categoria existe um queridinho entre os amantes do universo Geek, é o caso do Funko Pop Marvel, DC ou qualquer um da série do Funko Pop Harry Potter. Não podemos deixar de lado o Funko Pop dos personagens dos grandes filmes da Disney. Quem não quer um Funko Pop do Woody de Toy Story? Eu não confio em uma pessoa que não quer um Funko Pop do Banguela de Como treinar o seu dragão. Mas daí é de cada um né?! 

 

A popularização do Funko Pop fez com que as coisas fossem evoluindo cada vez mais, hoje podemos encontrar um Funko Pop que acompanha seu objeto característico, por exemplo. Há ainda aqueles personagens inseparáveis que são comercializados juntos. Cada lançamento brilha os olhos de quem é fã do Funko Pop. Seu formato e expressão faz com que até o Voldemort vire um ursinho carinhoso que a gente morre de amores. 

 

Funko Pop modelos - Para além do Funko Pop

Outros modelos inspirados no Funko Pop, mas com algumas pequenas diferenças, foram tomando forma e logo ganharam o público. Pop Loose, Pop Bobble Head, Pop Chase, Pop Flocked, Pop GITD, Pop Diamond, Pop Sized, Pop Ride, Mini Pop, Pop Vaulted, são alguns exemplos desses modelos. Confira abaixo uma breve explicação sobre cada um, se te interessar. 

 

  • Pop Loose - A diferença desse Funko para o Funko Pop padrão é sua embalagem e o jeito como é vendido. Ele não possui caixa de proteção nem o blister (plástico que envolve o boneco na caixa). Isso faz com que perca rapidamente seu custo para negociação e não são os funko pop favoritos entre os colecionadores, uma vez que estes dificilmente os retiram da caixa. 

 

  • Pop Bobble Head - Apesar de geralmente confundidos os Funko Pop e Bobble Head como a mesma coisa, os dois possuem uma pequena diferença. Os Pop Bobble Head possuem a cabeça e o corpo separados por uma mola. Esse charme faz com que o Pop fique ainda mais fofo e é muito comum que as pessoas o coloquem no carro, por exemplo. 

 

  • Pop Chase - Esses brinquedos Funko Pop possuem um Funko com o mesmo personagem mas com uma certa variação. É o caso da Eleven de Funko Pop Stranger Things 3 que possui a versão com cabelo maior e outra com cabelo menor, por exemplo. Antes a empresa incluía essa versão variada aleatoriamente em alguns lotes especiais, mas a revenda com preços absurdos no Ebay foi tanta que a empresa resolveu oficializar esse Pop como Pop Chase.

 

  • Pop Flocked - Estes Funko Pop são uma fofura a parte. Ao invés de serem feitos com vinil como o Funko Pop padrão, o Pop Flocked possuem a textura peludinha com uma camada de camurça. Único ponto negativo para esse Pop é que se você resolver retirá-lo da caixa, é bem provável que seu Funko Pop se enche de poeira e sabemos que limpar camurça não é a coisa mais fácil do mundo. Portanto, pondere se pra você a fofura desse Funko Pop vale a pena mesmo e se compensa o trabalho para higienizá-lo. 

 

  • Pop GITD - Os Pop GITD “glow in the dark” são aqueles que brilham no escuro. Um exemplo desse Funko Pop é o Yoda de Funko Pop Star Wars, muito querido entre os fãs da série. 

 

  • Pop Diamond - Como o próprio nome sugere, o Pop Diamond possui seu material feito com glitter, seja em uma parte ou no Funko Pop inteiro. A Úrsula da A Pequena Sereia é inteira feita de glitter, assim como o queridíssimo Funko Pop Dumbo, realmente esses Funko Pop chamam bastante atenção. 

 

  • Pop Sizes - Seguindo a nomenclatura, os Pop Sizes são os Funkos Pop maiores, com tamanho especial. É o caso do Hulk com a versão maior e com a versão Bruce Banner no tamanho padrão. E do Hagrid com tamanho maior que os outros personagens de Funko Pop Harry Potter, ele merece essa versão maior já que é quase um gigante, né?!

 

  • Pop Ride - Os Pop Ride são os Funko Pop comercializados junto com um transporte ou objeto para se locomover. Um grande exemplo é a Daenerys Targaryen com seu dragão, de Funko Pop Game of Thrones. 

 

  • &n

Galeria
Lista
Mostrando 108 Produtos em 3 páginas
Comparar Produto
    Mostrando 108 Produtos em 3 páginas
    Comparar Produto

    visitados Reveja os itens que você visitou!

    Newsletter

    Cadastre-se para receber
    novidades e promoções exclusivas