Mixer DJ - Para que serve?

 

Se você é um dj ou um amante da música eletrônica, você provavelmente sabe para que serve um mixer de dj e as funcionalidades que esse equipamento desempenha junto ao profissional. Basicamente, é com ele que o DJ mixa e direciona o áudio que acompanha os decks. Os mixers para dj são indispensáveis caso o profissional opte por tocar com CDJs e/ou toca-discos. Os djs que tocam com CDJs, por exemplo, precisam ter, no mínimo, duas CDJs e um mixer. O mixer dj vem para somar ao trabalho do dj e torná-lo ainda mais otimizado, razão pela qual os djs mais profissionais e famosos do mundo não deixam faltar o mixer nas suas performances, e não é para menos. Os mixers para dj mais avançados hoje são compatíveis e integrados com os softwares de DJ mais populares. Falar sobre as funcionalidades dos mixers de DJ é um pouco complexo, uma vez que eles possuem inúmeros componentes integrados, mas vamos destacar aqui os pontos principais, fique ligado.

 

  • A conectividade dos mixers dj vem, principalmente, na parte traseira, para conectar diretamente seu equipamento. O tipo e número de entradas e saídas dependem de cada modelo de mixer de dj. Dentre as entradas, podem incluir: FireWire, USB, MIDI. Ainda sobre a conexão de um mixer dj, você encontrará inserções para envio de sinais de efeito e processadores.

  • As entradas dos mixers para dj correspondem aos canais do equipamento, ou seja, cada canal possui sua própria conexão. Mas atenção, isso não vale para os controles. Os controles funcionam para todos os canais juntos. 

  • Para cada canal existe um controle de ganho ou trim em seu topo. Os faders de cada canal permite que o dj ajuste separadamente seus volumes. Por outro lado, os crossfaders permitem o fader e o fader out simultaneamente.

  • Os contadores de BPM facilitam o trabalho do DJ para saber se o BPM dos arquivos é compatível. Isso é importante para as transições serem mais suaves.

  • Os interruptores kill presentes em alguns mixers djs funcionam para desativar os agudos, médios e graves de um áudio.

 

Agora que você já sabe o que é um mixer de dj e para que serve, é hora de saber o que faz um mixer dj ser bom ou não. Além disso, serão listados os melhores mixers djs do mercado hoje e, principalmente, como escolher o melhor mixer dj para você e o ideal para seu trabalho. Mas antes de mais nada, confira a diferença de um mixer dj digital e analógico. 

 

Tipos de Mixer

 

  • Digital - Os mixers dj digitais são completos e complexos em suas especificações técnicas. Sua gama de recursos, filtros e efeitos se comparam a um computador. Eles possuem, em geral, placas de áudio de níveis profissionais capazes de lidar, de forma precisa, com altas performances. Eles basicamente trabalham como extensão do computador junto ao software, razão pela qual alguns mixers precisam de um hardware para funcionar. A conectividade de um mixer dj digital geralmente vem acompanhado de, pelo menos, 4 decks, sem contar entradas e saídas para microfone ou fone de ouvido, por exemplo. Se você quiser comprar um mixer de dj, dependendo do que você precisa, esse tipo de mixer dj não é o ideal. Mas não se preocupe, mais para frente eu vou te dar dicas para escolher seu mixer dj ideal. Fique ligado.

 

Exemplo:Mixer Rane Sixty Two Rane

 

  • Analógico - A grande vantagem desse tipo de mixer dj é que ele é mais fácil, simples de usar e intuitivo, diferente de um mixer dj do tipo digital. Com as devidas saídas de som, você consegue utilizá-lo, sem problemas, com a maioria dos softwares de dj do mercado hoje. Sua maior desvantagem em relação ao digital é que este não é tão versátil e nem possui tantos recursos quanto. Em contrapartida, eles não são tão caros. O segredo é realmente saber suas necessidades e as necessidades do seu trabalho e assim optar por um mixer dj digital ou um mixer dj analógico. E aí, sabe? Não? Então vamos continuar.

 

Exemplo: Mixer Pioneer DJM-350

 

Os melhores Mixers DJ

 

  1. Mixer dj Pioneer DJM-S9 - Esse mixer Pioneer foi projetado com uma boa variedade de pré-ajustes, integração total do software Serato DJ Pro, programa com o qual a maioria dos djs atuais utilizam para seu trabalho. Como um bom equipamento Pioneer, o Mixer dj Pioneer DJM-S9 possui uma boa resistência e tempo de vida útil. Além de um design realmente cativante com pads coloridas e otimizadas.

 

Sobre a parte técnica, o mixer Pioneer DJM-S9 possui funcionalidade MIDI e USB, 6 botões e pads FX personalizáveis. Seu cross-fader Magvel Pro é inteiramente ajustável e o dj pode configurar o controle de sensibilidade para carga operacional, o que torna esse equipamento extremamente versátil para o usuário. Seus pads funcionam como efeitos de  hot cue, roll, slice e loop. O monitoramento da performance é feita através do Display EL indicando os modos de ajustes no próprio Serato. 

 

Saiba mais

 

  1. Mixer dj Native Instruments Traktor Kontrol Z1 - O mixer dj Native Instruments Traktor Kontrol Z1 é um grande equipamento para dj, não no sentido literal. Ele é totalmente portátil, compacto, ao mesmo tempo que entrega potência e um bom número de efeitos. Seus componentes diferenciados se concentram, principalmente, nos EQs, filtros, seção cue e faders de canal. Ele permite que você faça ajustes no seu som com EQ de 3 bandas e pré-ajustes em cada canal. Além disso, o mixer dj Native Instruments Traktor Kontrol Z1 possui ótima conversão e monitoramento de baixa frequência.

 

Saiba mais

 

  1. Mixer dj Pioneer DJM-450 - Outro grande mixer Pioneer é o mixer dj Pioneer DJM450 que acompanha a licença de versão completa do software Rekordbox DJ e Rekordbox DVS. Ele possui dois canais, design de fader Magvel, compatibilidade Mac e PC e 8 efeitos de batida integrados, sendo eles, Delay, Spiral, Reverb, Echo, Trans, Flange, Pitch e Roll. É possível que você utilize efeito interno e externo de forma simultânea e for o que você quiser. Seus dois canais possuem processamento com sinal digital de 64 bits capaz de produzir fontes analógicas e digitais. Atualmente, o mixer dj Pioneer DJM-450 foi reformulado para que fosse inclusos alguns recursos deixados de fora na primeira versão.

 

Sobre suas conexões, este mixer dj da Pioneer tem uma conectividade bastante flexível, incluindo entrada XLR x ¼ ”line in, mic e Aux, 1 master XLR, 3 RCA, 2x phono/line, uma entrada formato RCA, duas para fone de ouvido e duas USB.

 

Saiba mais

 

  1. Mixer dj Traktor Kontrol S - Esse mixer de dj de 4 canais possui 4 decks ultra sensíveis e responsivos construídos estrategicamente para um desempenho profissional. Seus dois monitores brilhantes fornecem boas experiências de performance, trabalhando de forma intuitiva. Ele também possui integração total com o popular software Traktor Pro 2 acompanhado de uma licença completa e gratuita. No total, esse equipamento possui 3 modos e 16 blocos codificados por cores.

 

Como escolher

 

É importante pensar em alguns pontos antes de fazer um investimento para seu trabalho, seja você um produtor musical ou um dj. Isso vale para qualquer equipamento com custo mais elevado. Para tanto, uma compra consciente, bem pensada e pesquisada, é o ideal para não se arrepender da compra. Pensando nisso, separamos alguns questionamentos e pontos a serem levados em consideração antes de colocar a mão no bolso. Sem mais enrolação, vamos lá.

 

Podemos concordar que dinheiro não cai do céu e cada centavo conta na hora de fazer uma boa compra. Pensar no custo-benefício, nesse caso, é sempre o melhor negócio. Portanto, comprar o mixer dj mais barato por falta de orçamento não é o ideal, vale a pena esperar um tempo até ter o valor do produto desejável, além de, claro, pesquisar os valores em diferentes lugares. Não posso citar o mixer dj ideal como um padrão, já que o mixer dj perfeito varia de acordo com o tipo de profissional e o trabalho que você vai precisar que o equipamento desempenhe.

 

  1. Primeiro, onde você vai utilizar o mixer dj? Há diversos mixers dj com recursos, tamanhos e pesos diferentes e a portabilidade do equipamento é um aspecto muito importante para um dj. Em geral, um mixer de dj não é algo barato se comparado à uma controladora dj, por exemplo. É por isso que esse não é, definitivamente, um equipamento para qualquer profissional. De qualquer forma, se for o caso, os djs móveis de clubes/eventos, vão preferir um mixer dj mais leve, mas robusto o suficiente para lidar com toda a agitação que um clube pede. Se seu espaço é mais limitado, isso também é algo a ser levado em consideração. Você vai usá-lo em seu quarto? Qual espaço você tem para ele? Lembre-se de pensar nisso.

 

Para os djs de boate e clube, também será interessante um mixer de dj que te entregue flexibilidade, design intuitivo e um número generoso de entradas e saídas.

 

  1. Qual seu estilo de música? Ou melhor, qual o estilo de música você costuma tocar mais? Essa pergunta pode parecer estranha mas faz sentido, veja só. Alguns mixers de dj possui contadores de BPM (Batidas Por Minuto), ou mostrador de formas de onda na tela diretamente do software em seu computador. Em todo caso, se você for um dj de estilo pop ou de hip-hop, o melhor para você é um mixer dj que facilite na hora de fazer arranhões precisos e cortes mais fáceis de uma faixa para outra. Agora, se você for um hardcore dj ou um dj de Drum & Bass, é interessante, além de escolher um mixer dj com uma boa variação de formatos de entrada, investir em um equipamento com dois ou mais canais. No caso dos djs estilo house music, escolher um mixer dj que entregue bons e generosos filtros e efeitos é a melhor opção.

 

  1. Por último, qual tipo de mixagem você deseja realizar? Aqui não tem muito segredo. O tipo de mixer dj que você deve ou não comprar é proporcional ao que você espera, como desempenho, de sua mixagem. Se você deseja realizar Scratch, sua procura precisa ser direcionada a essa função. Alguns mixers dj não foram desenvolvidos para tal função e é por isso que essa etapa é importante. 

 

O que um mixer dj precisa ter?

 

Algumas características de um mixer ajudam ele a se tornar um equipamento que vai te servir para muita coisa. Por isso, na hora de comprar um mixer, é importante que você esteja atento a alguns pontos, não importa qual o tipo de música que você vai tocar ou que tipo de dj você é. Por exemplo, é sempre bom ter mais de uma entrada de microfone, seja qual for o trabalho que você desempenhe.

 

Mais do que isso, o mixer dj ideal precisa ter a entrada de microfone compatível com o microfone que você utiliza, claro. Isso pode parecer um pouco óbvio, mas às vezes pode passar batido, portanto, fique atento.

 

Outro recurso importante para buscar em um mixer dj é o “talk-over”. Ele permite que você continue sua performance sem maiores problemas quando precisar se distanciar do seu equipamento, o talk-over vai diminuir a música assim que alguém for utilizar o microfone. Essa é uma característica importante para djs que sempre estão em movimento (o que, podemos concordar, que é a maioria, certo?). Infelizmente, esse não é um recurso presente em todos os mixers dj digitais modernos, mas é uma característica a ser levada em consideração.

 

Por último, talvez a característica mais importante que um mixer dj precisa ter é um bom número de efeitos. Oferecer bons e bastante efeitos faz de um mixer para dj ser flexível e dinâmico, facilitando o trabalho do dj e otimizando sua performance. 

 

Agora que você conhece todas as informações necessárias para investir em um mixer dj, está na hora de colocar todas essas informações em prática. Lembre-se de pensar no que você precisa como profissional, para que você vai utilizar o mixer dj e onde. Além de pensar no seu orçamento e em quanto você está disposto a pagar pelo equipamento, não deixando de lado, nunca, o custo-benefício do mixer dj. Nunca compre um equipamento que não vá atender às suas necessidades, nem durar tempo suficiente pelo valor que você pagou. Essa dica vale para qualquer equipamento que você precisa investir. 


 Confira nossa lista de mixer dj e escolha o mixer para dj ideal para você.

Galeria
Lista
Mostrando 64 Produtos em 2 páginas
Comparar Produto
    Mostrando 64 Produtos em 2 páginas
    Comparar Produto

    visitados Reveja os itens que você visitou!

    Newsletter

    Cadastre-se para receber
    novidades e promoções exclusivas