O que é Amplificador de Som?

 

Amplificador de som ou amplificador de áudio nada mais é do que um equipamento utilizado por, em sua maioria, músicos ou produtores musicais para, como o próprio nome sugere, ampliar o som original. Um amplificador de som é capaz de ampliar sinais elétricos emitidos por instrumentos musicais, por exemplo. Com essa breve explicação sobre o que é amplificador de som, é possível compreender porque este é tão indispensável para os profissionais da música. Mas não se engane, amplificadores de áudio tem tanta utilidade que é funcional para qualquer um que quer que seu som seja ouvido. Igrejas, eventos, clubes, festas ou palestras, um amplificador de som vai ser, em muitos casos, um aparelho indispensável. Mas você sabe como funciona um amplificador de áudio? Quais os tipos de amplificador de som? Qual o melhor amplificador de som para cada atividade? Não? Então vamos lá.

 

 

Como funciona um Amplificador de Som?

 

Antes de ir para parte prática sobre o equipamento, é interessante saber como este funciona na teoria. Pra que? Bom, conhecendo como ocorre o processo de amplificação do som, é mais fácil saber quais características e especificações você vai precisar na hora de investir em um amplificador de som que atenda às suas necessidades. Mais do que isso, um amplificador de áudio é como o coração de um sistema de som, portanto, porque não entender mais como funciona um amplificador de som? É mais fácil do que parece, acredita em mim. 

 

Para amplificar um som, o equipamento dispõe de uma quantidade de energia que maximiza o sinal elétrico emitido, essa quantidade energética é transmitida ao amplificador de som através de cabos conectando os instrumentos até as caixas acústicas. Os sinais podem vir de diferentes formas, de equalizadores, crossovers e até consoles de mixagem. Tais sinais são capazes de “estimular” os circuitos presentes nos alto-falantes, fazendo com que seu áudio se amplifique e potencialize. Calma, não se assuste.

 

Há algumas especificações em um amplificador de som que o faz ser um bom equipamento ou não. Esta etapa de pesquisa é mais técnica mas tão importante quanto qualquer outra que vou listar aqui. Fique por dentro. À princípio, o que você precisa saber é: resposta de frequência, potência de som e sensibilidade. Em seguida, confira os amplificadores de som mais confiáveis do mercado e que valem seu dinheiro.

 

Resposta de frequência: Na hora de comprar seu amplificador de som, a resposta de frequência é uma especificação técnica importante a ser considerada. É interessante buscar uma resposta de frequência em um amplificador de som que atue em uma faixa plana dentro do espectro frequencial que nossa audição capta (20 Hz - 20k Hz). É possível considerar uma resposta plana como uma variação entre 0 a -3 dB.

 

Potência de som de saída: Essa potência de som de saída é equivalente e diretamente proporcional à potência de som que um amplificador de som é capaz de entregar aos alto-falantes sem que haja distorções relevantes indesejadas. É preferível que a THD (distorção harmônica total) não ultrapasse o valor de 1%.

 

Sensibilidade: De maneira prática, quanto menor o valor da sensibilidade do amplificador de som, mais sensível ele é. Mas o que isso significa exatamente? Bom, a sensibilidade de um amplificador de áudio é importante quando a manipulação do áudio acontece com sinais de amplitudes baixas. Para instrumentos musicais como violão, esse detalhe é importante, uma vez que a amplificação sonora acontece de forma eficiente e rica em detalhes.

 

Tipos de Amplificadores de Som

 

  1. Amplificador de Som híbrido - Esse tipo de amplificador de som funciona como uma mistura (por isso o nome) dos outros dois tipos de amplificadores de som abaixo. Seu processamento é realizado tanto com transistores como com válvulas. Com isso, ele carrega tanto as qualidades dos amplificadores de som transistorizados como dos amplificadores de som valvulados. Vamos detalhar melhor essas características aqui embaixo.

 

  1. Amplificador de Som transistor - esse é o tipo de amplificador de áudio mais comum entre os músicos, ele é mais moderno, diferente dos valvulados e surgiu principalmente como forma de praticidade, característica tão importante para os músicos mais versáteis. Sua criação veio como revolução no meio musical e você vai entender o porquê.

 

Eles são fáceis de carregar por seu peso ser consideravelmente menor que o amplificador de som do tipo valvulado, sem contar sua alta qualidade sonora e fácil adequação com diferentes instrumentos musicais. O amplificador de som transistor também não necessita de transformadores, já que não é preciso que a impedância seja modificada (diferente do amplificador de som com processador de válvula). Suas aplicações são bem flexíveis, valem tanto para guitarristas como para tecladistas ou baixistas.

 

  1. Amplificador de Som valvulado - Já os amplificadores de som valvulados são mais antigos e utilizados há vários e vários anos. Atualmente, esse tipo de amplificador de som foi voltando a fazer parte dos equipamentos dos músicos mais exigentes que sentiram falta da uma sonoridade mais pesada e quente que só as válvulas proporcionam. O amplificador de som valvulado conseguiu, com suas características e especificações, ser o amplificador de som mais cobiçado entre os músicos, principalmente os fãs do estilo rock.

 

Seu funcionamento é mais dinâmico e analógico, as válvulas de funcionamento fazem com que o áudio seja mais realista e menos “sintético”. Por outro lado, o funcionamento analógico faz com que haja certa diferença entre o áudio baixo e o final. Além disso, uma característica técnica desse equipamento é que ele funciona com baixa corrente e altas tensões, mas outro ponto negativo é que esse modelo necessita de um transformador para que haja compatibilidade com a saída e os alto-falantes.

 

Confira nossa lista de potência de som e amplificador de som.

 

Qual o melhor Amplificador de Som profissional?

 

Os melhores amplificadores de som são variados já que existem uma diversidade considerável de amplificador de áudio, cada um com sua finalidade e sua funcionalidade. Por outro lado, há um consenso de alguns equipamentos que fazem um bom trabalho. Vamos listar aqui alguns amplificadores de áudio profissionais com suas devidas funcionalidades, características e especificações.

 

  1. Amplificador de Som Frahm Slim 2000- Esse amplificador de áudio é conhecido por ser o modelo mais interessante de se investir da linha de produtos Frahm Slim. Esse amplificador de som possui saída pré-amplificada e potência de som de 120W. Sua saída pré-amplificada é um dos maiores atrativos desse equipamento, uma vez que permite a conexão com outros amplificadores de som. Fora isso, sua versatilidade para conexão é bem presente, com duas entradas para microfone, duas RCA, entrada USB, rádio FM, bluetooth e cartão SD. Por outro lado, é possível que você utilize apenas uma caixa de som com este amplificador de som.

 

  1. Amplificador de Som Novik Novo2500 - Os amplificadores de som da linha Novo da marca Novik, foram projetados para serem multiusos, capaz de atender as demandas, principalmente, de lugares como clubes, bares, discotecas e por aí vai. Esse amplificador de som consegue ser bastante útil e entregar uma qualidade sonora realmente impressionante por um preço justo e condizente com seu desempenho. Seu custo-benefício é algo a ser destacado. Esse amplificador possui potência de som de 2500W e resposta de frequência de 20 Hz- 20KHz, + 1 / -1dB. 

 

  1. Amplificador de Som Hayonik MS400- Esse amplificador de som MS400 da Hayonik é um amplificador de ambiente que permite ao usuário o controle de volume de até 4 setores de forma individual. Sua potência de som de 40W permite que o amplificador de áudio MS400 seja útil em uma grande variedade de espaços e ambientes. Sobre suas conectividades, ele possui bluetooth, rádio FM, entrada de cartão SD, microfone (P10), USB para pen drive e duas entradas auxiliares RCA. Um diferencial desse amplificador de som é a função Gongo Eletrônico.

 

  1. Amplificador de Som Hayonik PRO620- Outro grande amplificador de som ambiente da Hayonik é o Pro620 que, assim como MS400, é funcional para a maioria dos espaços que você queira utilizá-lo. Suas conexões também são parecidas, com conectividade bluetooth, entrada para dispositivos em USB e SD, microfone (P10) e RCA. Sobre os controles do amplificador de som Hayonik PRO620, ele possui botão EQ que permite optar entre as equalizações: Country, Jazz, Pop, Grave e Clássica. Sua sensibilidade é de 15 mV e sua potência de som é de 100W. 

 

  1. Amplificador de Som Fender Mini Tone Master- O amplificador de som Fender Mini Tone Master é um equipamento projetado para trabalhar com guitarras. Esse em especial é a versão compacta, porém potente, de amplificador de áudio para guitarristas com pouco espaço ou que precisa transportar o aparelho para vários clubes. Ele possui dois alto-falantes de 2” com 1W de potência de som, controle de volume, tone e de ganho. Ele é alimentado por uma bateria de 9V (ou até com uma fonte externa) que torna esse amplificador de áudio ainda mais prático e portátil. 

 

Amplificador de Som - o que deve ser considerado?

 

Guia de compra - agora que você já sabe um pouco mais sobre amplificador de som, chegou a hora de saber o que deve ou não ser levado em consideração na hora de investir em um amplificador de som que consiga atender a todas as suas necessidades. Talvez você esteja se perguntando se o que você precisa é realmente um amplificador de som ou outro equipamento, então vamos deixar algumas coisas claras. O amplificador de som é recomendado para quem precisa de maior potência de som, volume e qualidade de som para algum áudio desejável a ser exibido. Para os músicos e produtores musicais em geral, esse é um dos equipamentos quase indispensáveis para ter, mas não são só os profissionais da música que precisam deles. É o caso daquele dono de bar que quer tocar uma música com áudio bacana e que seja ouvida por todos clientes ou aquela pessoa que está montando seu espaço de cinema em casa e quer aproveitar o melhor do áudio dos filmes e precisa de um sistema de som decente para isso. 

 

Não é demais afirmar que o amplificador de som funciona para vários e vários casos, por isso seu investimento geralmente não é um dinheiro jogado fora. Mas e aí, já sabe se o que você precisa é ou não um amplificador de som? Se a resposta for sim, continue lendo para mais dicas sobre como escolher o amplificador de som ideal. Por outro lado, se a resposta for não, talvez você queira dar uma olhada em caixas de som ou monitores de áudio. Clicando em uma dessas opções você vai conseguir ler outro texto como este para te ajudar a achar o equipamento ideal para o que você precisa. 

 

Para ficar mais fácil e didático, vamos separar o guia de compra de amplificador de som em alguns tópicos: orçamento, tipo de amplificador de som, necessidade e conectividade. 

 

  • Orçamento: o valor que você possui e quanto você está disposto a pagar por algum produto deve ser um dos direcionais para qualquer bom investimento. Para isso, é importante que você esteja por dentro da relação de custo-benefício do amplificador de som que você deseja comprar. Em muitos casos, é interessante esperar um tempo para ter dinheiro suficiente para comprar o amplificador de áudio que mais seja útil para o que você precisa. Felizmente, um amplificador de som é um dos equipamentos com custo menor, em relação aos outros, que você terá que gastar. Portanto, pensar bem antes de comprar um amplificador de som somente pelo preço atrativo, pode evitar dores de cabeça futuras.

 

  • Tipo de Amplificador de Som: sem muita surpresa, é importante escolher o tipo de amplificador de som antes da compra. Já explicamos a diferença entres um amplificador de som transistor e um amplificador de som de válvula, mas, caso ainda haja dúvida, aqui vai um comparativo mais breve:

 

Transistores são mais econômicos, enquanto os valvulados exigem um investimento maior. Os transistores já funcionam em sua plena capacidade desde o começo, já os de válvula precisam de aquecimento prévio. Os amplificadores de válvula exigem manutenção ao longo de sua vida útil, enquanto o amplificador de som do tipo transistor, não. Sobre a qualidade sonora de um amplificador de som, tanto os amplificadores de áudio transistores quanto os valvulados, oferecem boa qualidade sonora, com a diferença que o amplificador de som de válvula exige um volume de áudio maior para mostrar todo seu potencial sonoro.

 

  • Necessidade e Conectividade: por último, mas tão importante quanto, é indispensável verificar as opções de conexão que um amplificador de som possui, pensando sempre no que você precisa e para o que você vai utilizar o equipamento. Se o que você precisa é de uma conexão sem fio, opções do tipo Bluetooth ou Wifi é o que você precisa procurar. E por aí vai. 

 

Agora que você já sabe o que é um amplificador de som, como funciona e como escolher o melhor, fique a vontade para conferir nossa lista de potência de som e amplificador de som e escolher o melhor para você.

 
Galeria
Lista
Mostrando 57 Produtos em 2 páginas
Comparar Produto
    Mostrando 57 Produtos em 2 páginas
    Comparar Produto

    visitados Reveja os itens que você visitou!

    Newsletter

    Cadastre-se para receber
    novidades e promoções exclusivas