O que é toca disco?

 

Não é surpresa para ninguém a funcionalidade de um toca disco, afinal, seu próprio nome sugere sua principal função, tocar um disco de vinil. Apesar disso, há algumas coisas que você provavelmente não sabe sobre o toca disco e é por isso que estou aqui. Além de explicar como funciona um toca disco na teoria e na prática, vamos listar os melhores toca disco do mercado hoje e te ajudar a escolher o toca disco que se encaixe perfeitamente no que você quer e no que você espera para seu novo equipamento. Podemos concordar que o toca discos não é um equipamento barato para um dj profissional, mas há quem não abre mão do toca disco como equipamento principal para realizar seu trabalho. Conhecidos como tradicionais ou puristas, os djs que fazem sua performance com, exclusivamente, toca disco, vão precisar de no mínimo dois toca discos e também de um mixer dj para que consiga performar.

 

O trabalho do mixer, nesse caso, é mixar os sinais emitidos pelos toca discos para que o profissional consiga realizar sua performance com excelência. O mixer é o lugar onde todo som se encontra e é mediado até as caixas de som ou monitores de áudio. É nele, também, que o profissional consegue cortar frequências e moldar os volumes, por exemplo. Você também precisará de um mixer se optar tocar com uma CDJ.

 

Há vários e vários motivos para escolher um toca disco ao invés de uma CDJ ou uma controladora dj, por exemplo. A qualidade e característica do áudio de um toca disco é inigualável, a não ser que seus discos estejam riscados, claro. O vinil tem um som mais abafado e quente específico, os próprios ruídos, pops e clicks, adicionam um tempero especial. Além disso, tocar com vinil é muito mais tátil, você vê e sente literalmente as músicas. O prazer de manipular fisicamente suas músicas é algo a ser destacado.

 

É possível considerar também a magia existente em pesquisar e selecionar as músicas de forma física. Muitas músicas lançadas em vinil não estão disponíveis no formato digital, por isso muitos artistas investem muito tempo em pesquisa em busca de raridades incríveis. Por fim, se você sabe tocar com um toca disco você não terá dificuldade nenhuma de tocar com uma CDJ ou uma controladora. Eles são o começo de tudo e exigem um cuidado técnico respeitado por qualquer dj.

 

Ainda sobre a funcionalidades dos toca discos, eles possuem o pitch: botão que desliza e regula a velocidade da faixa. Essa função é utilizada para ajustar o andamento das faixas durante o beatmatch. É possível que você conecte seu toca disco a um sistema acoplado mais atual conhecido como timecode, uma tecnologia que possibilita ao dj tocar músicas que estão em seu computador. Agora que você sabe o que é um toca disco, vamos entender melhor como funciona um toca disco. 

 

Mas antes, dê uma olhada na nossa lista diversa de toca disco.

 

Como funciona um toca disco

 

Entender como funciona um toca disco em toda sua parte teórica até a prática, é realmente impressionante, pessoalmente falando. O toca disco é um equipamento antigo e que não perdeu sua relevância até hoje e não é atoa que os djs mais tradicionais não deixam de lado uma boa performance com toda discos. A magia de se utilizar discos de vinil é superior a qualquer software que te entrega um som robótico pronto, e é por isso que ser dj de toca disco não é para qualquer um. Usar um toca discos requer certa habilidade e tempo de experiência, além de um bom orçamento, já que você vai precisar de dois toca discos e um mixer, no mínimo, como eu disse ali em cima. 

 

Tanto nos toca discos antigos como nos mais modernos, há algumas características que ainda permanecem, é caso do braço e da agulha do equipamento, que funcionam, de forma resumida, como uma “leitura” do disco de vinil. Elas são feitas geralmente de diamante e estão acopladas em formato de cone. Os discos são colocados em uma plataforma giratória com sua parte interna mecanizada para girar o disco através de correias ou sistemas de acionamento direto, dependendo do toca disco. As vibrações captadas pelo braço e agulha do toca disco viajam ao longo da faixa de metal do equipamento até os fios de cartucho. A bobina do campo magnético transforma as vibrações do toca disco em sinais elétricos que será transportado até os amplificadores, caixas de som ou alto-falantes.

 

Melhores toca discos

 

Os melhores toca discos para dj podem ser relacionados diretamente com algumas marcas padrões do mercado e que estão no topo de vendas na categoria. Elas dificilmente são motivos de dor de cabeça para os djs. A confiabilidade de marcas como Pioneer, Audio Technica e Technics é importante ser levada em consideração na hora de investir em um toca disco, caso você queira um equipamento que desempenhe bem seu papel e que tenha um tempo de vida útil longo. Para tanto, separamos alguns dos melhores toca discos do mercado hoje, que você poderá comprar de olhos fechado, mas cuidado, fique atento às características e especificações de cada equipamento para escolher o melhor toca disco que atenda todas suas necessidades. 

 

 

  • Toca disco Audio Technica - Não é diferente da famosa Audio Technica, conhecida por ser um equipamento para vida toda. O investimento de um toca disco Audio Technica é algo realmente grande, mas por ser um toca disco muito confiável entre os profissionais e primeira opção de muitos djs, não será um dinheiro jogado fora.

 

  • Toca disco Technics - O toca disco da Technics, assim como outros equipamentos, não fica atrás dos toca disco Pioneer ou toca disco Audio Technica, muito pelo contrário, a empresa Technics está há anos no mercado e se destaca principalmente por sua produção de fones de ouvido e toca disco

 

  1. Toca disco Audio Technica AT LP60 - O toca disco AT LP60 da Audio Technica reproduz um som de alta qualidade e possibilita que você converta e transporte seu áudio para uma plataforma digital, sua conexão USB permite que você o conecte ao seu computador sem maiores complicações. Esse toca disco vem acompanhado ainda com uma compatibilidade do software Audacity que duplica suas possibilidades de produção, podendo ser usado tanto com PC ou Mac. Além disso, seu pré-amplificador phono comutável permite que o toca disco seja conectado ao computador com alto-falantes alimentados e outros componentes que não possua entrada de toca disco dedicada.

 

Suas configurações técnicas de conexões são referência de um toca disco realmente profissional capaz de satisfazer as necessidades dos profissionais mais exigentes. O toca disco Audio Technica AT LP60 opera em velocidade 33-1/3 e 45 rpm e acompanha cartucho fonográfico integrado Dual Magnet™, junto a uma agulha substituível e pré-amplificador com cabos de saída RCA de nível de linha. Seu prato profissional é feita de alumínio que torna o equipamento ainda mais resistente, e o produto inclui, dentre outras coisas, cabos para conectar ao seu equipamento de som estéreo ou às suas caixas de som com alimentação elétrica.

 

Saiba mais

 

  1. Toca disco Pioneer PLX 1000 - Um dos toca discos mais queridinhos entre os djs fãs da Pioneer, o PLX 1000, acompanha um design clássico e recursos mais modernos da linha. A tradição e tempo da marca no mercado faz com que o equipamento seja uma figurinha carimbada nos sets dos djs que querem pagar pouco para um grandíssimo toca disco. Suas especificações técnicas são impressionantes, ele possui, conexões RCA banhadas a ouro, alcance do pitch (±8%, ±16% e ±50%), sistema de alto torque direct-drive, sistema antivibração, além de funções como slip mat, headshell e dustcover. 

 

O toca disco Pioneer PLX 1000 possui revestimento interno nos braços para que haja maior estabilidade possível na hora da performance do dj. A parte superior do toca disco é feita de zinco denso fundido sobre pressão, já a parte central possui uma resina de 8mm de espessura, enquanto sua base possui um material antivibrante de 9mm  de espessura.

 

Saiba mais

 

  1. Toca disco Audio Technica AT LP1240 - A qualidade sonora necessária para um dj profissional é encontrada no toca disco AT LP1240 da marca Audio Technica, assim como o LP60. Ele também é muito escolhido por amantes da música em vinil que não são djs para ser usada como vitrola. Do mesmo jeito que o primeiro modelo, o toca disco AT LP1240 possui conexão USB permitindo maior conectividade e compatibilidade com o software Audacity. Outros recursos fornecidos pelo toca disco AT LP1240 são: saídas analógicas com um interruptor de pré-amplificador phono comutável, placa giratória com saída USB, compatibilidade com Mac e Windows, prato de alumínio fundido, motor trifásico de 16 pólos de transmissão direta, reprodução direta e reversa e com o mínimo de ruídos a 33-1/33, 45 ou 78 RPM. 

 

Saiba mais

 

  1. Toca disco Pioneer PLX 500 - O irmão mais novo do PLX 1000, o toca disco Pioneer PLX 500, carrega consigo um design muito atraente e um áudio mais atraente ainda. Seu som é limpo e analógico perfeito para os djs mais tradicionais amantes de uma música padrão vinil. Seguindo um padrão dos toca discos aqui, o toca disco Pioneer PLX 500 possui entrada USB e licença completa do software da Pioneer, Rekordbox dj. O toca disco acompanha uma tampa protetora em acrílico e agulha (tipo PN-X05 e cápsula VM). Seu braço em S possui equilíbrio estático e estrutura de rolamento por cardans, além de um sistema de trava e prato produzido em alumínio fundido de 332mm. As saídas de phono/line são de modelo RCA.

 

Saiba mais

 

  1. Toca disco Technics SL1200 MK5 - O toca disco Technics SL1200 MK5 foi projetado para ser utilizado por djs profissionais, com alta qualidade sonora e de construção. Ele possui sua plataforma giratória com prato de alumínio fundido com velocidade de 33 1/3 e 45 RPM. Uma característica importante do toca disco Technics SL1200 MK5 é sua faixa de afinação variável de ± 8% e seu controle sem clique de afinação. Além disso, ele tem acionamento direto de quartzo e um motor DC sem escovas. Outras especificações sobre o toca disco Technics SL1200 MK5 o faz ser uma boa escolha para os djs, como o freio eletrônico e plataforma giratória ajustável, botão de energia embutido (para o caso de desligamentos acidentais), e uma caneta LED. 

 

Saiba mais

Vitrola ou toca disco?

 

De forma resumida, uma vitrola possui seu sistema acoplado à caixas de som embutidas, enquanto o toca disco têm os compartimentos separados. Agora, os toca disco dj também são diferentes dos toca disco domésticos que servem basicamente para tocar aquele disco de vinil que os amantes do vinil colecionam. Para tanto, existem algumas características importantes que um toca disco precisa ter para ser um toca disco dj. É importante pensar na conectividade e compatibilidade do toca disco para com o que você vai precisar utilizar de forma conjunta com outros equipamentos. Como eu já disse, o toca disco dj necessita de no mínimo dois toca discos e um mixer. Conexões padrão como USB são muito importantes para que seja possível o maior número de compatibilidade com amplificadores, computadores, caixas de som, alto falantes, e por aí vai. 

 

A história da vitrola ao longo dos anos é bem interessante e vale a pena conhecer, então aqui vão algumas informações importantes. Vitrola vem do nome Victrola, até então uma marca de gramofone da Victor Talking Machine Co. Segundo. Na época de sua invenção, para o fabricante, o nome “vitrola” soava como uma música e tinha “um som sugestivo de música”. A vitrola funciona de uma maneira bem simples, ela comporta um prato em formato circular que gira no sentido horário e assim aciona seu motor elétrico interno. O pino central da vitrola é o lugar onde se acomoda o disco para que este seja ouvido. Funcionando de forma parecida com o toca disco, a vitrola possui um braço em sua extremidade junto a uma agulha e uma cápsula fonocaptora.

 

A vitrola carrega consigo um ar musical nostálgico a quem viveu o auge dos discos de vinil ou para quem gostaria de ter vivido. Há quem combine o som da vitrola com seu disco favorito acompanhado de uma taça de vinho que completa o cenário de uma noite destinada a relembrar os bons tempos. Mas o que isso tem a ver, afinal? Os toca discos domésticos e a velha vitrola destinados apenas a ouvir aquele seu disco favorito, funcionam basicamente do mesmo jeito e com a finalidade igual. O que não se aplica ao toca disco dj, mas se você leu tudo até aqui, isso você já sabe.

 

Não esqueça de conferir todos nossos toca discos e escolha o melhor toca disco para você!

Galeria
Lista
Mostrando 21 Produtos em 1 páginas
Comparar Produto
    Mostrando 21 Produtos em 1 páginas
    Comparar Produto

    visitados Reveja os itens que você visitou!

    Newsletter

    Cadastre-se para receber
    novidades e promoções exclusivas